O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é, sem dúvidas, o primeiro passo para entrar no Mercado de Carbono. 

O inventário aponta a quantidade de gases de efeito estufa emitidos por uma empresa. Assim, é possível calcular o investimento necessário em compensação ambiental.

O que é o inventário de emissões de gases de efeito estufa?

A diretora da Planisolo - Estratégia e Ativos de Carbono, Paloma Bassani, esclarece todas as dúvidas sobre o primeiro passo para entrar no Mercado de Carbono.

Ela lembra que o inventário de emissões de GEE, conhecido como inventário de carbono, é o primeiro passo para qualquer jornada de descarbonização.

“O inventário funciona como um diagnóstico de gestão, que permite a empresa identificar onde estão seus maiores custos operacionais e, ao mesmo tempo, suas principais fontes de emissão de gases de efeito estufa”, explica.

Na prática, o inventário de emissões de GEE serve como um guia estratégico. Ele ajuda a otimizar recursos.

Além disso, o inventário prepara as empresas para as exigências da lei. As formas de mitigar as emissões de CO₂ na atmosfera estão cada vez mais em análise pelo poder público. Quem se adequa à legislação antes, larga em vantagem.

Benefícios da descarbonização

Vamos lembrar os benefícios de entrar no mercado e iniciar a jornada de descarbonização:

  • Adequação às normas ambientais (evita dores de cabeça no futuro);
  • Novo modelo de investimento;
  • Melhoria na imagem empresarial;
  • Mais confiança de clientes, fornecedores e investidores;
  • Possível novo modelo de negócio para a empresa.

Vamos para a prática: como funciona o inventário de emissões de GEE?

O processo para iniciar a elaboração do inventário de carbono é prático. Primeiro, é necessário reunir os dados que a empresa já controla, como contas de luz, consumo de frota e relatórios de viagens.

A partir daí, por meio de uma metodologia padrão, as emissões são calculadas e organizadas em três escopos: (1) emissões diretas, (2) para a energia elétrica e (3) emissões indiretas.

“O resultado é um mapa claro que permite identificar os pontos críticos e definir as estratégias mais eficazes para a melhoria”, afirma Paloma.

Buscar especialistas é essencial

Para iniciar esta jornada, é fundamental contar com o auxílio de especialistas. A Planisolo - Estratégia e Ativos de Carbono atua em todo processo que envolve a descarbonização.

Assim, as empresas focam no próprio negócio, enquanto a Planisolo cuida das regularizações às novas exigências ambientais.

Para saber mais, entre em contato com a Planisolo - Estratégia e Ativos de Carbono pelo e-mail contato@planisolo.com.br ou pelos fones/WhatsApps (49) 9 9937-6931 e (47) 9 9975-5893.