O inventário de carbono não é mais opcional. A cidade de São Paulo está exigindo uma estimativa da emissão de CO2 para liberar a construção de grandes empreendimentos.

A tendência é que determinações como essa se popularizem. A sua empresa está preparada para elaborar o inventário de carbono?

Mas, afinal, o que é inventário de carbono?

Estamos falando de um levantamento, chamado inventário de carbono, que identifica as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por empresas.

A partir do inventário de carbono, é possível definir formas de compensação ambiental.

Sendo assim, a sua empresa vai se adequar às exigências relacionadas à sustentabilidade.

Na prática, o inventário de carbono identifica de onde vêm as emissões e calcula o impacto ambiental.

Cidade de São Paulo exige inventário de carbono

Agora que você já entendeu o que é o inventário de carbono, ficou fácil. Em dezembro de 2024, a Prefeitura de São Paulo passou a exigir estimativa de emissão de CO2 para autorizar a construção de grandes empreendimentos.

O inventário de carbono se tornou obrigatório por meio de resolução da Secretaria Municipal do Verde.

O texto dispõe sobre a competência da Prefeitura de São Paulo em conceder licenças ambientais.

Todo esse levantamento é feito por consultorias ambientais especializadas, como a Planisolo - Estratégia e Ativos de Carbono. O grupo atende empresas interessadas em se adequar às novas exigências legais.

A resolução da Secretaria do Verde exige, ainda, inventários de carbono para renovação de licenças de operação. Ou seja, essa não é uma preocupação apenas para quem deseja construir. Quem já possui grandes empreendimentos também precisa ficar atento às novas normas.

SC avança e quer transformar em política pública

Não é só a cidade de São Paulo que está atenta ao inventário de carbono. Em Santa Catarina, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei para tornar o crédito de carbono uma política estadual.

Conforme o texto, o objetivo é reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, tem a intenção de fomentar a conservação ambiental.

Com estados e municípios atentos, a exigência de inventário de carbono será cada vez mais comum. Por isso, é fundamental escolher consultorias verdadeiramente capacitadas para elaborar este levantamento.

Quem faz inventário de carbono?

E se você ainda tem dúvidas sobre a importância desse mercado, vale lembrar: obter créditos de carbono é uma forma eficaz de valorizar sua empresa diante de investidores e clientes.

A equipe da Planisolo - Estratégia e Ativos de Carbono atua na elaboração do inventário de carbono e está pronta para te orientar.

O time une diversos setores em um só lugar. São especialistas no Mercado de Carbono, que promete se expandir ainda mais no Brasil.

Quais serviços a Planisolo oferece além do inventário de carbono?

A Planisolo atua em Itajaí (SC) e região e presta vários serviços relacionados ao Mercado de Carbono, que vão além da elaboração do inventário. Confira as atividades da Planisolo:

  • Inventário de carbono;
  • Plano estratégico de descarbonização;
  • Análise de risco e oportunidades climáticas;
  • Projetos para geração de créditos de carbono;
  • Contratos relacionados ao Mercado de Carbono;
  • Relatórios de sustentabilidade;
  • Regularização de imóveis para projetos de carbono;
  • Mapeamento de incentivos fiscais.
  • Otimização de processos para redução de emissões;
  • Plataforma para gestão de dados ambientais.

A Planisolo reúne tudo em um só lugar. Entre em contato pelo fone/WhatsApp (49) 9 9937-6931 e conte com uma equipe preparada para atender as demandas ambientais da sua empresa.

Foto: Sergio Barzaghi/Prefeitura de São Paulo