As emissões de gases de efeito estufa do DrupalCamp Brasil 2025, realizado em Florianópolis no sábado, 8 de outubro, serão compensadas por meio da compra de créditos de carbono. A aquisição será feita pela Zoocha, empresa de tecnologia organizadora do evento.

O relatório de emissões ainda está sendo elaborado. A neutralização será por meio de projeto de reflorestamento certificado. A Zoocha deixou o assunto aos cuidados da Planisolo - Estratégia e Ativos de Carbono, que está responsável por atuar na descarbonização do DrupalCamp.

Paloma Bassani, diretora da Planisolo, destaca que a Zoocha dá um grande passo rumo ao futuro, pela preocupação com um desenvolvimento sustentável. A expectativa é que os chamados “eventos carbono neutro” sejam cada vez mais comuns.

“No cenário atual, a descarbonização deixou de ser uma ação isolada e passou a ser uma ação conjunta, que envolve sustentabilidade, governança e marketing. Não apenas o governo, mas a própria sociedade em si tem direcionado a atenção para ações como essa, que no dia a dia, seja em eventos ou com empresas e indústrias, está se tornando mais comum e necessária”, afirma.

A Planisolo realiza a compensação das emissões de eventos em parceria com a Duth Comunicação, uma assessoria que atua, sobretudo, com foco em marketing ambiental, promovendo uma imagem empresarial sustentável.

Em breve, uma ação de conscientização que prevê o plantio de mudas nativas será realizada na capital catarinense para demonstrar na prática o compromisso ambiental do DrupalCamp.

“Compensar emissões é fundamental e faz a diferença além do papel. Precisamos, também, fomentar ações de conscientização. Realizar o plantio de mudas é um ato nobre. É um ato que traz a esperança de um futuro em que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental caminham lado a lado”, diz Thiago Facchini, diretor da Duth.

DrupalCamp Brasil

O DrupalCamp Brasil 2025 foi um evento de tecnologia que debateu, principalmente, o sistema de código aberto Drupal.

Organizado pela Zoocha, a atração reuniu profissionais de tecnologia, iniciantes e outros públicos durante um dia inteiro de apresentações e trocas de experiências.

Trata-se de um evento internacional, que surgiu na Bélgica em 2005. A comunidade Drupal vem se expandindo no universo da tecnologia. É muito forte, sobretudo, nos Estados Unidos, na Áustria e outros países da Europa.